22/01/2020 - Atualizado em 06/02/2020
Você conhece a metodologia do Colégio Sesi?
Tradicional, Construtivista, Montessoriano, Waldorf, Sociointeracionista. Estes são alguns das concepções de educação surgidas na Europa mais conhecidos no país. O que poucos sabem é que no Brasil, há pouco mais de 23 anos, foi criado um método inovador, que chamou a atenção do mundo: as Oficinas de Aprendizagem.
Na década de 1990, pensar e conceber uma escola sem matérias regulares, que desse mais autonomia ao aluno e se preocupasse principalmente em formar um cidadão preparado para a vida poderia parecer uma ideia ousada demais. Mas foi o que a educadora Márcia Rigon (28 de dezembro de 1950 – 13 de junho de 2013) implementou em Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Formada em Letras e especialista em linguística e filologia, Márcia lecionou por mais de 30 anos em escolas de Ensino Médio públicas e particulares, o que a fez refletir sobre os métodos mais empregados e a pesquisar sobre uma alternativa ao que já existia. Seu objetivo era chegar a um modelo no qual o aluno tivesse mais poder de escolha sobre o seu aprendizado, afim de que se envolvesse de forma mais profunda com a escola e tivesse prazem em aprender.
Oficinas de Aprendizagem
Estudantes mais proativos e conscientes de suas responsabilidades, que sabem trabalhar em equipe e pesquisar são algumas das vantagens da metodologia batizada de Oficinas de Aprendizagem, que leva o professor a atuar como mediador do conhecimento. Ele desocupa o papel central na sala de aula para dividir o protagonismo com o aluno. Para induzir à dinâmica, os alunos sentam em mesas redondas em equipes de cinco. Assim, podem trocar informações, construindo uma educação participativa.
O método é chamado assim porque o conteúdo é disseminado por meio de oficinas sobre os mais diversos temas. Os alunos têm uma matriz curricular normal – como define o Ministério da Educação. No entanto, a matemática, o português, a geografia, a química, a física etc, são aprendidas de forma contextualizada a partir do assunto definido para cada oficina.
A cada trimestre os alunos podem escolher entre as Oficinas disponibilizadas para aquele período. O fato de as turmas serem interseriadas é outra característica importante, que estimula a integração e o respeito na escola e evita situações de bullying. Apesar de o dia a dia ser em equipe, as avaliações são, além de em grupo, individuais, por isso, todos precisam contribuir.
Essas peculiaridades – as disciplinas serem transmitidas de forma interdisciplinar e contextualizada, o trabalho em equipe e as turmas interseriadas, tornam a metodologia inovadora. Instigando os alunos a construírem o aprendizado, acaba preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida. Nós acreditamos que elas trazem aos estudantes as habilidades que a indústria 4.0 precisa.