Notícias

Testes de inglês permitem identificar níveis de conhecimento

Entenda o que são os testes de nivelamento e de proficiência da língua inglesa

16/05/2024

compartilhe

Compreender e comunicar-se em inglês pode ser uma tarefa desafiadora para muitos estudantes, especialmente ao enfrentar questões relacionadas à gramática, pronúncia e compreensão auditiva. No entanto, adotar uma prática consistente, envolver-se em imersão no idioma, focar nas áreas de dificuldade individual, utilizar uma variedade de recursos educacionais, participar de aulas e buscar apoio de colegas e professores podem ajudar a superar esses desafios.

É essencial manter uma atitude positiva, persistente e paciente, lembrando-se de que o progresso no aprendizado de um novo idioma é gradual e requer dedicação ao longo do tempo. Com determinação e esforço contínuos, os estudantes podem alcançar sucesso em sua jornada de aprendizado de inglês.

Devido às diferenças individuais de aprendizagem, é comum que estudantes apresentem habilidades variadas na língua, resultando em uma diversidade de níveis de conhecimento e desenvolvimento dentro de uma mesma turma. Essas diferenças podem influenciar as quatro habilidades linguísticas – leitura (reading), escrita (writing), audição (listening) e fala (speaking) – levando a uma variedade de proficiências entre os estudantes.

Por isso, identificar qual é o nível de inglês dos estudantes é fundamental para traçar os objetivos de aprendizagem de forma personalizada, de acordo com o nível de cada um. Mas de que forma?

 Colégio Sesi Internacional

Testes de nivelamento

Se você tiver dúvidas sobre o seu nível de conhecimento em inglês, alguns testes podem ser utilizados gratuitamente, como o da Universidade de Cambridge. Nele, é possível escolher entre quatro testes: Inglês geral, Idade escolar, Inglês para negócios e Para crianças.

Esses resultados poderão trazer indicativos de seu nível de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (CEFR), uma ferramenta amplamente reconhecida e utilizada para descrever e avaliar o domínio de línguas estrangeiras. Ele estabelece seis níveis de proficiência, do A1 ao C2, que abrangem desde o iniciante absoluto até o falante avançado. Além disso, o CEFR define as habilidades linguísticas em termos de compreensão oral, leitura, interação oral e expressão escrita. Essa estrutura comum permite uma avaliação consistente e comparável da proficiência em diferentes idiomas e contextos de aprendizado, facilitando a comunicação e a mobilidade em toda a Europa e além.

 

Exemplo prático

A partir da identificação do nível de habilidades e competências já adquiridas pelo estudante de língua inglesa, a escola consegue desenvolver estratégias mais assertivas e de forma personalizada. É o que acontece logo na chegada de novos estudantes do Colégio Sesi Internacional e da Escola Sesi de Referência Internacional. A equipe docente prepara e aplica um teste de proficiência para a correta matrícula no Language Lab, conforme nível de proficiência.

Nesse ambiente, eles aprendem e praticam a língua estrangeira a partir de uma abordagem comunicativa juntamente com a metodologia ESA (sigla em inglês para envolvimento, estudo e ativação).

Os estudantes passam pelo teste de nivelamento e são direcionados às salas de aula, de acordo com o nível de conhecimento identificado. A partir disso, utilizam o material disponível para estudos e, ao concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, passam por avaliações processuais e testes de saída, realizados na conclusão das etapas da Educação Básica (Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio).

 

Ensino bilíngue

Colégio Sesi Internacional

O Colégio Sesi Internacional de Curitiba (Portão e Campus da Indústria), e a Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina contam com o ensino bilíngue. A metodologia é oferecida aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com a disponibilidade de cada unidade, e prepara-os para o mundo do trabalho e para a vida.

Com uma metodologia diferenciada, Colégio Sesi Internacional e Escola Sesi de Referência Internacional se destacam por tornar o estudante protagonista no processo educacional, com uma imersão na língua inglesa. É muito mais do que aprender inglês: é ter contato com a língua de forma natural e intensiva, desenvolvendo ao mesmo tempo as competências e habilidades da Educação Básica.