Na semana passada, o Sesi Paraná participou da 9ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), em Pomerode, e conquistou muitas premiações e destaques.
O projeto “As manifestações do Brutalismo dentro do cotidiano doméstico brasileiro”, do Sesi Centro, ganhou o 3º lugar geral da feira, com o Prêmio do Instituto Brasileiro de Iniciação Cientifica (IBIC) – Prêmio de Excelência em Iniciação Cientifica e como destaque da FEBIC como o Melhor Projeto da Região Sul do Brasil. O projeto das estudantes Isabel Christina Maravieski, Lorena Piegel Glodsienski, Luiza Soares Nicolait e do professor Tarik Vivan Alexandre ainda ganhou uma credencial para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que acontece em São Paulo, no ano que vem.
Outro projeto do Sesi Centro também foi destaque da IX FEBIC, pela Promoção da Diversidade: o projeto “A influência do associativismo no espaço habitado de Curitiba - Casos do Cabral e Pilarzinho”, desenvolvido pelos estudantes Alceu Antonio Brusamolin Neto, João Vitor Thomaz e professor Juliano Alves Silva. O projeto ainda ganhou uma credencial para a Copa Science de México, que acontece na cidade mexicana de Los Mochis.
Do Sesi Portão, a professora Talita Schmidt Domingues e os estudantes Benício de Gracia Yabe, Livia Gomes de Oliveira Aponi, Maya Tokudome Silveira, Theo Regis Cattoni e Tuany Seara Silveira, com o projeto “Sistema de filtragem para rios poluídos”, receberam uma credencial para a Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que acontece em Belém do Pará. Também do Sesi Portão, o “Biblioteca VIVA! - Explorando o potencial do podcast como ferramenta de incentivo à leitura”, do professor Marcio Roberto da Silva Garcia e dos estudantes Arthur Nass Anderle Dalke, Giovanna Rolim de Moura Oshika, Leonardo Segóvia Dias e Vitória Nogueira Godoi, ganhou o Destaque IX FEBIC pela Promoção da Leitura.
Já o “Pastilhase”, do Sesi CIC, recebeu o Destaque IX FEBIC na categoria Empreendedorismo. O projeto é desenvolvido pelos estudantes Rebeca de Lima Oliveira Rocha, Davih Oliveira Freitag e Isabela Machado Viba.
O Crescer na Indústria - Centro de Educação Infantil Kinderhaus também foi agraciado com uma credencial. O projeto “Fake Meals - Conhecendo o alimento por trás da embalagem”, da turma de Pré I, foi selecionado para a Expo Nacional Milset Brasil 2025.