Neste dia 21 de abril, Dia da Criatividade e Inovação, queremos falar da nossa metodologia de ensino por meio das Oficinas de Aprendizagem, exemplo da inovação na educação estimulada pelo Sesi no Paraná.
As Oficinas proporcionam aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências que são necessárias ao mundo do trabalho, seja como colaborador de uma empresa ou como empreendedor, por meio da interação com os colegas e com o ambiente em que vivem, pesquisando e resolvendo situações problemas em equipe.
Uma das oficinas propostas é a #FABRICANDOOFUTURO, na qual os alunos analisam a realidade do setor industrial, por meio de parcerias com a indústria.
Entenda como funciona cada etapa da #FABRICANDOOFUTURO:
1 – Fabricando o Futuro
No primeiro momento, os alunos entram contato com a realidade industrial local e seus principais ramos produtivos. A primeira atividade orientada é a realização de uma pesquisa
sobre as indústrias presentes na região, tais como: quais são os setores da indústria, qual o tipo, porte, dentre outros detalhes da realidade industrial.
2 – Por dentro da indústria
Aqui, os alunos reconhecem os departamentos e profissões que atuam na indústria, aproximando os alunos do setor, criando afinidades e reconhecendo as amplas oportunidades de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.
3 – Conversa com a indústria
Nessa etapa, inicia-se o contato dos alunos com a indústria, com a finalidade de conhecer como ocorre o trabalho dentro dos setores. Um representante da indústria parceira pode ser convidado para ir à unidade para apresentar os setores e suas demandas, por exemplo.
4 – Escolhendo o desafio
Após serem levantadas as demandas, os desafios relatados pela indústria, as equipes devem escolher uma demanda e adotá-la como um desafio para construir uma solução. As equipes também podem propor e desenvolver seus próprios desafios, de modo que promovam uma melhoria significativa para a indústria.
5 – Dia na indústria
Com a finalidade de aproximar mais os alunos da realidade das indústrias, os alunos realizam uma visita técnica, presencial ou virtual à indústria parceira para coletar informações para a resolução do problema levantado e para conhecer a indústria e seus departamentos.
6 – Hackateen
É a hora de colocar a mão na massa! O Hackateen é um dia dedicado à resolução do problema levantado por cada equipe, com um horário diferenciado, ambiente exclusivamente preparado para a melhor acomodação das equipes e a disponibilização de materiais e recursos.
7 – Pit
É a apresentação para a indústria e para a comunidade escolar de todo o trabalho desenvolvido no Hackateen e durante a oficina de aprendizagem.