Notícias

Dicas de preparação para o ENEM 2024

Veja o que é importante saber sobre cada uma das áreas exploradas nos dois dias do ENEM

18/10/2024

compartilhe

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será 3 de novembro, Serão aplicadas 45 questões da área de Ciências Humanas e suas tecnologias, 45 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, além da Redação.

Já no segundo dia, 10 de novembro, serão aplicadas mais 45 questões de Ciência da Natureza e suas tecnologias e 45 de Matemática e suas tecnologias.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para você se preparar nessa reta final dos estudos.

 

Ciências Humanas e suas tecnologias

O que é importante saber?

- Matriz de referência: O MEC definiu para o ENEM, uma matriz com seis competências e 30 habilidades que são recorrentes na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. Você a encontra disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pela prova. Algumas temáticas definidas são: transformações no espaço geográfico, instituições sociais, políticas e econômicas, cultura, cidadania, democracia, sociedade e meio ambiente, transformações tecnológicas e mundo do trabalho.

- História: Das 45 questões da prova, cerca de 20 delas são de História. Um dos assuntos recorrentes é a História Contemporânea. Atenção à História do Brasil: os últimos Exames trouxeram 16% das questões sobre o Período Imperial e o Período Colonial. O Período Republicano também é apontado como sendo bastante abordado.

- Filosofia: Ética, moral, teorias do conhecimento, Filosofia clássica, moderna e contemporânea, política, justiça, cidadania e democracia. A Filosofia medieval também tem sido explorada nas provas do ENEM.

- Sociologia: Aborda principalmente a Compreensão da sociedade. Grande parte das questões envolve o mundo do trabalho, patrimônio cultural, formação da identidade brasileira, cultura de massa e ideologias.

- Geografia: Relação com o meio ambiente, valorização da geografia agrária, globalização e problemas ambientais.

 

Linguagens, códigos e suas tecnologias

O que é importante saber?

- Interpretação: Para a área do conhecimento de Linguagens, a interpretação tem peso especial. A cada ano, há adaptações com relação aos textos apresentados.

- Funções da linguagem: Este é um dos temas mais cobrados. Um texto, em determinado contexto, expressa uma função. As funções da linguagem são conteúdos importantes, diluídos em interpretações de textos, ligados a gêneros específicos. Para o ENEM, não é necessário saber as classificações das funções da linguagem, mas saber interpretar a função que determinado texto ocupa (informar, emitir opinião, persuadir, por exemplo), seja qual for o gênero.

- Literatura: Alguns autores que podem aparecer na prova são Manuel Bandeira, Cecília Meireles e José Lins. O período Modernista é frequentemente visto no ENEM, assim como a Semana de Arte Moderna de 1922, que também é um conteúdo relacionado às Artes.

- Sintaxe, estrutura e formação de palavras: O ENEM tem colocado textos que problematizam termos preconceituosos e pejorativos da língua portuguesa, utilizando da prova para abordar questões sociais, como racismo, machismo e LGBTfobia, e termos politicamente incorretos.

- Figuras de linguagem: Estão presentes em determinados gêneros textuais, como crônicas, contos, poesias. São exemplos: metáfora, metonímia, paradoxo, antítese, ironia por meio de tirinhas, para tecer determinadas críticas sociais, entre outros. Em textos de gênero publicitário, a orientação é analisar o que está acontecendo na sociedade e quais são os engajamentos atuais, porque a prova do ENEM traz muitos textos de campanhas de conscientização, como campanhas de vacinas, adesão à luta de refugiados, contra xenofobia, entre outros.

 

Redação

O que é importante saber?

Por mais que o tema da Redação não seja revelado antes da prova, uma coisa é certa: o gênero textual. Com um texto dissertativo-argumentativo, o candidato deve explorar o tema proposto nos textos de apoio, considerando a estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão por intervenção plena, em que o candidato deve propor uma solução para o problema apresentado.

Com relação às possíveis temáticas para a Redação, é importante se preparar por eixos temáticos, criando fichas de estudo como educação, meio ambiente, saúde pública, entre outros. Geralmente, os temas são bem abrangentes, e não pontuais. Portanto, é importante pensar e argumentar com soluções para problemas de toda a nação, que atendam a todas as pessoas.

 

Dicas para uma boa redação

1- Estude por eixos temáticos

Prepare-se a partir de temas como educação, saúde, meio ambiente, política e economia. Crie fichas de estudo com os principais assuntos relacionados a esses temas, com informações e dados relevantes.

 

2- É prática, não milagre

Não adianta chegar no dia da prova e querer fazer uma Redação nota 1000. Faça ao menos uma redação por semana, não apenas no dia da prova. Com mais prática, você conseguirá aprimorar sua técnica de escrita. E não desanime: alguns textos serão bons, outros nem tanto. Para ajudar na criticidade, tente criar grupos de amigos para escrever e ler os textos uns dos outros.

 

3- Planeje seu tempo

Pense que você tem 1h30 para escrever a redação. Então, organize-se para ler atentamente o texto de apoio, organizar as ideias, estruturar o texto no rascunho e passar a limpo.

 

4- Estruture seu texto

Sublinhe as ideias presentes no texto de apoio e desenvolva o texto no rascunho a partir da estrutura dissertativo-argumentativa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Releia esse primeiro texto antes de passar a limpo, revendo gramática e ortografia.

 

5- Passe a limpo

Ao escrever o texto final, perceba se está legível, de forma que outra pessoa consiga entender. A Redação precisa ser clara, objetiva e com letra legível.

 

6- Não esperava esse tema. E agora?

Caso a temática seja completamente nova para você, busque, primeiramente, se acalmar. Faça uma leitura detalhada dos textos de apoio e identifique o direcionamento da prova. Filtre o que Exame está pedindo. Pense em uma frase sobre o assunto, daquilo que você se lembra ou do que já ouviu, para a introdução, para o desenvolvimento e para a conclusão. Depois, dê forma ao seu texto. Redação é planejamento, então estruture parte a parte, mesmo que precise dar um tempo no texto, indo para outras questões, e depois retornar para o fechamento.

 

Ciências da Natureza e suas tecnologias

O que é importante saber?

- Gráficos e tabelas: Para resolver grande parte das questões é imprescindível saber ler gráficos e tabelas, para conseguir coletar as informações corretas, assim como saber se está medindo uma distância em função do tempo, uma velocidade em função do tempo, ou se os dados estão nas unidades usuais, por exemplo.

- Mecânica, ótica e energia elétrica: Conceitos como frequência e amplitude do som, velocidade, calor e temperatura geralmente são abordados na prova. Você pode se deparar com uma conta de luz e usar as informações dela para fazer cálculos de energia, por exemplo.

- Natureza: Nas questões de Biologia, esteja atento às notícias atuais relacionadas a meio ambiente.

 

Matemática e suas tecnologias

O que é importante saber?

Gráficos e tabelas, Geometria, Regra de 3 e Funções.

 

Dicas para uma boa prova de Matemática

- Organize seus estudos

Separe, ao menos, 40 minutos do seu dia para ler e compreender questões, fazer esquemas, criar a sua própria estratégia de estudo, resolver provas anteriores e entender a estrutura padrão do Exame.

- Gerencie o tempo de prova

Como são cerca de 3 minutos para responder cada questão, leia a pergunta e veja se conhece o assunto. Se você não conhece sobre o assunto, leia o texto base, faça um link com a pergunta e crie um esquema. A partir disso, escreva as fórmulas.

 

Agora que você já sabe como se preparar para o Enem, aproveite o tempo que resta até a prova para organizar seus estudos e relembrar o conteúdo!!! Desejamos a você, uma excelente prova!