Notícias

Dia Nacional da Indústria: como os estudantes se aproximam das indústrias locais?

Neste dia 25 de maio, apresentamos as atividades do Sesi de Apucarana para fomentar o desenvolvimento industrial

24/05/2024

compartilhe

Neste sábado, 25 de maio, comemoramos o Dia Nacional da Indústria e, com o propósito de transformar o Paraná no melhor lugar para a indústria no Brasil, o Sistema Fiep, por meio da Educação Básica do Sesi, promove ações para aproximar os estudantes das indústrias paranaenses, revelando a realidade e os desafios desse setor econômico.

Em Apucarana, por exemplo, a unidade do Colégio Sesi da Indústria utilizou uma das atividades dos desafios do 19º aniversário da instituição para aproximar ainda mais os estudantes da indústria local. A unidade escolheu a empresa parceira B2 Brindes para mostrar aos estudantes as oportunidades de trabalho que existem em Apucarana. O objetivo foi o de apresentar aos 118 estudantes do Ensino Médio o amplo mercado de trabalho disponível na região, estimulando para que optem por permanecer no município após concluir os estudos e sejam propulsores da economia local.

As turmas do Colégio também foram recebidas pela Paranatex Indústria Têxtil, na qual conversaram com funcionários e conheceram os departamentos e a estação de tratamento de água da indústria.

Em outra atividade, os estudantes visitaram a Polo Sul Bonés e Brindes Promocionais. O proprietário e administrador da empresa, Gilberto Almeida da Silva, conduziu os estudantes pelos estabelecimentos da empresa, mostrando o funcionamento da indústria e a diversidade de profissões presentes no setor, além de apresentar os diferentes tipos de tecido, texturas e materiais.

 

Oficinas de Aprendizagem voltadas à indústria

A indústria é um ambiente no qual é possível ser muito inovador, seja pela tecnologia empregada, seja pelas soluções a partir de desafios do setor. Com a metodologia do Sesi, os estudantes de Apucarana estão trabalhando em duas oficinas de aprendizagem no segundo trimestre: Otimização da Indústria e Revolucionando a Indústria.

O principal desafio para os estudantes é pensar em como podemos fortalecer os processos na indústria aplicando os conhecimentos produzidos em desenvolvimento de sistemas?

A expectativa é apresentar, como finalização das oficinas, mais de 20 trabalhos voltados à indústria local, com possíveis soluções para as demandas específicas de cada segmento e setor industrial, apenas em Apucarana.

No entanto, as Oficinas de Aprendizagem são realizadas em todas as unidades do Sesi no Paraná ao longo do ano letivo, com soluções para que a indústria paranaense seja cada vez mais forte.