Notícias

Dia de representante da ONU: como é participar de um evento de simulação?

Nossos alunos contam um pouco sobre a HMUN, como as crises mundiais são discutidas na ONU e quais os papéis dos comitês

06/02/2023

compartilhe

Quando acontece alguma crise mundial, como a Organização das Nações Unidas (ONU) reage? Quais são os papéis e como propõem as soluções?

Essas e outras perguntas foram respondidas com a participação dos alunos do Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba na Harvard Model United Nations (HMUN). Conversamos com os alunos André Luiz da Silva Gritten e Ana Luiza Berticelli Malanski para conhecer um pouco a fundo sobre o evento de simulações.

André representou a Polônia na Agência da ONU para Refugiados (United Nations High Commissioner for Refugees – UNHCR). Ele conta que, antes do evento, os membros receberam um guia para entender como seria o funcionamento do comitê.

“É uma simulação, com regras diferentes adaptadas a um modelo escolar, com estudantes de Ensino Médio. Obviamente, não temos uma formação sobre política externa, mas podemos trabalhar os assuntos de diversas maneiras”, conta.

Um dos temas trabalhados pelo UNHCR foi o tráfico de armas, que também envolve a questão dos refugiados. “Depende muito da política de cada país. Mas, para nós, a questão estava ligada à forma como cada país acolhe os refugiados, ou algo que impeça a crise de refugiados.”

Foram propostas várias soluções no comitê e, ao final do evento, eleitas as melhores alternativas.

Ana Luiza representou a França no Conselho de Segurança da ONU, o United Nations Security Council (UNSC). Para ela, a simulação foi bem imprevisível.

“É um comitê sujeito a muitas crises. E isso também é levado em consideração na simulação. Pessoas da organização batiam à porta: ‘Delegada, está acontecendo uma crise na República Centro-Africana e você tem de resolver’. Aí, precisávamos acompanhar a organização do evento até a sala de reuniões para buscar as soluções necessárias para aquela crise”, comenta.

E nem só de simulações foram feitos esses dias de evento! Teve muita troca de experiências entre alunos de mais de 50 países, com espaço para conhecer mais da culinária e da cultura de cada país, momentos de conversa e de brincadeiras.

A participação na HMUN veio por causa da proposta do Clube de Simulações da ONU, do Colégio Sesi da Indústria do Centro, de Curitiba, uma iniciativa que partiu da aluna Maria Victoria Silva Sanchez, com mentoria do professor Tiago Cantuario.