Você sabia que a alimentação pode impactar diretamente no seu desempenho? Além de manter o foco nos estudos, cuidar da alimentação é essencial para fornecer ao cérebro a energia que ele precisa para funcionar bem. Confira as dicas da coordenadora técnica em Alimentação, Ana Paula Leitoles Remer.
Respeite os horários das refeições
Muitas pessoas, por estarem focadas nos estudos, acabam pulando refeições ou ficando longos períodos sem se alimentar. Isso é prejudicial, pois nosso cérebro precisa de energia constante. Fazer de cinco a seis refeições diárias — café da manhã, lanches, almoço, jantar e ceia — é o ideal.
A importância do café da manhã
Essa é uma das refeições mais importantes do dia. Um bom café da manhã dá disposição para suas atividades, melhora a concentração e até o humor. Ele deve conter carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais:
- Carboidratos: pão, torrada integral, tapioca, cereais matinais.
- Proteínas: ovos, leite, queijo, iogurte.
- Lipídeos: manteiga, azeite de oliva.
- Vitaminas e minerais: frutas.
A gema do ovo, por exemplo, é rica em colina, um nutriente que auxilia no desenvolvimento neurocognitivo.
Cuidado com o consumo de café
O café pode ser um aliado, mas em quantidades moderadas (até 2-3 xícaras ao dia). Ele melhora o raciocínio e a disposição, mas o excesso pode causar insônia, ansiedade e irritabilidade.
Montando seu almoço e jantar
Opte por refeições equilibradas, como o tradicional prato com arroz, feijão, carne magra, legumes e salada. Para o jantar, reduza a quantidade, já que o corpo entra em repouso.
Lanches saudáveis
Dê preferência para frutas e oleaginosas, como castanhas e amendoim. Frutas como maçã, banana e pera são fáceis de consumir no colégio, enquanto em casa você pode optar por aquelas que precisam ser cortadas, como laranja e manga.
Manter uma alimentação equilibrada ao longo da sua rotina de estudos não só beneficia sua saúde, como também potencializa seu desempenho. Cuide do seu corpo e mente para chegar preparado ao ENEM!