As atividades extracurriculares têm vários benefícios para o desenvolvimento do aluno. Além de aprender de uma forma divertida em ambientes diferentes preparados para aquela atividade, possibilitam identificar os potenciais assuntos de interesse, conhecer novos colegas e até utilizar o momento para testar habilidades em áreas que não estão necessariamente inclusas na grade curricular.
Nos Colégios Sesi, o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, relacionais, emocionais, físicas e técnicas também é foco dos Clubes Extracurriculares, que proporcionam aos participantes, além do pensamento crítico, a criatividade, a autonomia e o trabalho em equipe. As atividades, realizadas em contraturno na própria instituição, são modalidades educativas e recreativas complementares ao Ensino Médio Regular e ofertadas a alunos, egressos e comunidades próximas das unidades.
Além de proporcionarem aprimoramento cognitivo, tecnológico, ciência e inovação, os Clubes também disponibilizam certificados com carga horária e descrição das atividades realizadas pelo aluno. Para o coordenador de Educação e Negócios, Reinaldo Rodrigues dos Santos, esse já é o primeiro passo para um currículo acadêmico.
Os Clubes são divididos entre Aprimoramento Cognitivo e Curricular; Tecnologia, Ciências e Inovação; e Cultural e Esportivo, com atividades que duram de três a seis meses. A oferta atende as demandas do mercado e acontece de acordo com a procura ao longo do ano. “A motivação da oferta dessas atividades pode ser para a superação de dificuldades que os alunos possam estar enfrentando, como um reforço escolar, ou para potencializar aquilo que o aluno quer aprimorar”, explica Santos. Além disso, a construção das ofertas pode acontecer a partir do interesse dos próprios alunos, o que, segundo o coordenador, dá mais sentido ao processo.
Os objetos de aprendizagem dos Clubes Extracurriculares podem ser diversos. Na maioria deles, estão ligados ao que já está sendo trabalho em sala, o que amplia as possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades relacionais, promovendo a interação e a inteligência emocional. No entanto, também podem estar ligados a projetos e olimpíadas de conhecimento ou robótica, elevando o engajamento e protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Alguns exemplos de clubes são: Astronomia, Ballet, Ciências da Natureza, Física Avançada, Fotografia, Futsal, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Mídias, Programação, Redação, Robótica, RPG, Teatro e Cinema, Tênis de Mesa, Vôlei, Xadrez e Enem.
As matrículas para os Clubes Extracurriculares são feitas nas unidades dos Colégios Sesi. Para mais informações, clique aqui.