O sedentarismo é um dos grandes males da vida moderna. Controles-remotos, aplicativos e sistemas sofisticados de som e vídeo contribuem para que as pessoas se mexam pouco. Essa falta de atividade física – que consiste em qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso – traz inúmeros danos à saúde, que vai da hipotrofia dos músculos ao infarto no miocárdio.
Caminhar e pedalar de um lugar a outro, subir escadas, dançar, correr, passear com o cachorro e fazer compras a pé são considerados atividades físicas – os exercícios físicos são atividades planejadas e repetitivas, que visam o desenvolvimento da condição física. No entanto, para considerar-se fisicamente ativo, é necessário praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas moderadas (a respiração ficará mais rápida e poderá ter dificuldades para falar) de forma contínua ou em duas sessões de 15 minutos pelo menos cinco vezes por semana, ou 20 minutos de exercícios físicos de intensidade vigorosa de três a cinco vezes por semana.
Aos benefícios
Deixar o sedentarismo de lado e praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios. Além de maior disposição para realizar as tarefas do dia-dia, aumentar a resistência física, força muscular e do sistema imunológico, gera melhor qualidade do sono, reduz os níveis de ansiedade e controle do estresse e ainda aumenta a autoestima. Também reduz a gordura corporal e a pressão arterial, controla o diabetes e o colesterol e previne doenças do coração, respiratórias, circulatórias e a osteoporose.
Cinco dicas para começar
1- Troque os elevadores pela escada, o carro ou ônibus pela caminhada em alguns trechos, algumas horas em frente à TV por partidas de boliche, futebol ou voleibol e faça você mesmo serviços domésticos como jardinagem.
2- Convidar um amigo ou familiar para a prática é um grande incentivo.
3- Escolha a natureza para a sua prática. Isso pode ser ainda mais desestressante e estimulante.
4- Alongue-se a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, mas principalmente, antes e após a prática de atividades físicas.
5- Lembre-se de beber água antes, durante e após a prática de atividades físicas, pois com a transpiração, o organismo perde água e sais minerais, necessitando de reposição.
O Sesi no Paraná tem na sua missão melhorar os índices da saúde do trabalhador da indústria. Conheça nossos serviços e contribua para um ambiente muito mais saudável e, consequentemente, produtivo.
Notícias Relacionadas
Atividade física é o melhor remédio para dor nas costas
Unidade móvel realiza prevenção ao câncer