O Programa Alimentação Saudável oferta serviços conforme as necessidades e as expectativas de cada empresa, tendo como premissa a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à alimentação.
O programa prevê desde a realização de palestras e oficinas, até consultas individualizadas, com completa avaliação nutricional, e prescrição baseada nos sinais e sintomas do trabalhador. Assim, o colaborador ganha mais saúde, conhecimento e autonomia na escolha de uma alimentação mais saudável. As ações também trazem a temática do aproveitamento integral dos alimentos, levando em consideração a realidade sociocultural dos trabalhadores.
Os atendimentos podem ser realizados in company ou online.
Dentre os objetivos do Programa Alimentação Saudável na Indústria, estão: levar aos trabalhadores conhecimentos sobre nutrição e estilo de vida para a manutenção da saúde, aumentar a autonomia dos trabalhadores na escolha de alimentos mais saudáveis, assim como dar suporte nutricional individualizado aos colaboradores com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), em especial obesos, hipertensos, diabéticos e aqueles com alteração de colesterol e triglicerídeos.
Esse conjunto de ações favorece a sinergia entre promoção da saúde e redução do risco das DCNT, visando a redução de custos para a indústria, com assistência em saúde e absenteísmo, além de melhorar a produtividade por conta do aumento da disposição para o trabalho.
Segundo o "Perfil Epidemiológico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) em Trabalhadores da Indústria" do Sesi Nacional, metade dos trabalhadores está acima do peso ideal e 26,3% sofrem de hipertensão.
Diante desse cenário, o investimento na melhoria da qualidade de vida dos funcionários se torna cada vez mais necessário para o aumento da competitividade das empresas.