A vacinação tem se mostrado o principal método de prevenção da influenza e das complicações mais severas da doença – que podem levar desde o internamento até mesmo ao óbito. Conforme recomendações das sociedades cientificas e do Ministério da Saúde, também contribui para a redução da circulação dos vírus nos ambientes.
De acordo com o CDC (Center for Disease Control), dos Estados Unidos, a vacinação traz uma série de benefícios:
• Evita que a população fique doente de gripe (epidemias);
• Reduz a gravidade da doença em pessoas que se vacinaram;
• Previne complicações em pessoas com condições crônicas de saúde, como cardíacos, diabéticos e com problemas pulmonares;
• Protege as mulheres grávidas durante e após a gestação;
• Protege todos, incluindo as mais vulneráveis, como bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas doentes crônicos.
Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, a não vacinação acarreta impactos sociais importantes, visto que traz impactos econômicos. Sem a imunização, mais trabalhadores tendem a contrair o vírus da gripe e, com isso, precisam se ausentar do trabalho. Essa ausência, conhecida como absenteísmo, acarreta prejuízo financeiro às empresas.
Para apoiar sindicatos e indústrias em suas ações de prevenção, o Sesi Paraná prorrogou a data de adesão da Campanha de Vacinação contra a Gripe deste ano. Até 18 de março, ou enquanto durarem os estoques, empresas podem aderir via site. O agendamento inicia-se em meados de março e o gesto vacinal será realizado entre os meses de abril e junho, na própria empresa, no formato in company, em qualquer município do estado.
Seguindo a Resolução da Anvisa, serão oferecidas vacinas contra a influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação, inclusive a nova cepa Darwin (H3N2) causadora do grande aumento no número de casos de gripe no final do ano passado e início desse ano em todo o país.
Recomenda-se que toda a população seja vacinada contra a gripe antes do início do inverno. Vale lembrar que não há contraindicação de que as vacinas contra a gripe e contra a covid-19 sejam administradas em conjunto.
Para aderir acesse sesipr.com.br/vacinacaogripe ou clique aqui.