O Sesi Paraná inicia, no dia 3 de fevereiro, a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020. A ação, voltada para indústrias de todo o estado, tem como objetivo a promoção da saúde do trabalhador da indústria e seus familiares, de modo a reduzir o número de afastamentos nos postos de trabalho por conta da doença.
Confira aqui o Termo de Adesão.
CONFIRA OS VALORES DE ADESÃO PARA 2020:
Por que a vacina deve ser tomada todos os anos?
Anualmente, as vacinas sazonais são modificadas para proteção contra as cepas virais (mutações) da gripe em circulação, ou seja, a composição da vacina varia conforme os vírus que circularam no ano anterior.
A imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina. Isso significa que quem tomou a vacina em 2019, deverá tomar novamente em 2020.
Quem pode ser vacinado?
A Campanha de Vacinação 2020 é destinada aos trabalhadores da indústria, sendo extensiva para seus dependentes legais, considerando crianças a partir de 9 anos de idade. No dia da vacinação, o trabalhador e o dependente devem apresentar um documento de identificação.
A vacina é contraindicada para pessoas que já apresentaram alguma reação alérgica a componentes contra o vírus influenza ou apresentem febre no dia. Trabalhadoras grávidas também não devem receber a vacina sem prévia orientação médica.
Como é a vacina oferecida pelo Sesi?
Seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Sesi vai oferecer vacina influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação. Estes estarão dentro das especificações orientadas obrigatoriamente pela ANVISA. Desde 2010, o Sesi no Paraná promove a Campanha de Vacinação contra a gripe para trabalhadores das indústrias paranaenses.
As equipes farão a vacinação dentro das empresas no período de abril a junho de 2020, garantindo a imunização durante os meses mais frios do ano, quando aumentam os casos de gripe.
Quais as vantagens para as indústrias?
Como fazer a adesão à Campanha de Vacinação?
Indústrias interessadas em participar da Campanha de Vacinação contra a Gripe do Sesi no Paraná poderão efetuar a adesão pelo Portal da Vacina, de 3 de fevereiro a 13 de março de 2020, ou enquanto houver disponibilidade de doses da vacina.
Mitos e verdades sobre a gripe
- Uma das formas de prevenção contra a influenza é a vacinação?
Verdade. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção contra a Influenza. E você pode levar esse cuidado para seus funcionários, garantindo mais disposição e menos faltas com a Campanha de Vacinação do Sesi.
- Os efeitos colaterais da vacina são muito fortes?
Mito. As reações costumam ser leves e desaparecem em até 48h. Ou seja: não tem motivo para não levar a campanha de vacinação do Sesi para sua empresa.
- A vacina pode causar gripe?
Mito. A vacina usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. É importante destacar que a vacina é segura e tem a função de prevenir.
- Pessoas resfriadas podem tomar a vacina contra a gripe.
Verdade. Se o resfriado for leve, não tem problema. Mas se houver febre aguda, é melhor esperar o quadro melhorar.
- Gripe é a mesma coisa que resfriado.
Mito. Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum. A gripe provoca febre e compromete o estado geral do indivíduo. O resfriado é provocado por outros vírus que causam menor impacto na saúde.
- Mulheres grávidas e que amamentam devem tomar a vacina.
Verdade. Exceto as gestantes que ainda não completaram 3 meses de gravidez, salvo sob indicação médica.
- A vacina ofertada pelo Sesi protege somente do vírus H1N1.
Mito. A vacina da H1N1 também protege contra outros vírus da gripe.
Para mais informações: adesaovacina@sesipr.org.br
Saiba mais sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020 do Sesi Paraná.