Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o Brasil tem mais de 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, fora das salas de aula. Possibilitar que essas pessoas tenham acesso à educação de qualidade é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ação desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que pretende, entre outras coisas, diminuir as desigualdades educacionais. Para colaborar com essa transformação, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, lança o Prêmio Peça por Peça para reconhecer e premiar escolas públicas municipais de todo o Paraná.
O prêmio tem como objetivo estimular e divulgar as ações e projetos que favoreçam a transformação do ambiente escolar para o alcance dos ODS, principalmente relacionadas ao ODS 4 - Educação de Qualidade, desenvolvidos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. "Desde 2004 o Sesi no Paraná atua para o alcance das agendas mundiais de desenvolvimento propostas pela ONU. O Prêmio estimula o desenvolvimento de ações que favoreçam a transformação do ambiente escolar e que incentivem o investimento social privado no Paraná", comenta Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.
Como participar
As inscrições vão até o dia 7 de maio no site www.portalods.com.br e devem ser feitas por meio da Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPF), Associações de Pais e Mestres (APM) ou denominação equivalente. Para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail premiosesi@sistemafiep.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9347.
Premiação
O Prêmio Peça por Peça será dividido em duas categorias: "Melhores Iniciativas", que premiará dez projetos com um certificado e o valor de 5 mil reais. Já o "Troféu Sesi Peça por Peça" selecionará, entre os dez classificados, um vencedor que receberá o troféu e mais o valor de 10 mil reais. A premiação ocorrerá durante o Congresso Sesi ODS, em setembro deste ano.
Conheça o regulamento em: www.portalods.com.br