Tecnologia, sustentabilidade, iluminação e até mesmo moda. Quando o assunto é inovação, os jovens empreendedores do Programa
Miniempresa são destaque. As ideias vão desde cobertor térmico para moradores de rua até vaso autoirrigável, caderno reciclado,
camisetas personalizadas e compartilhamento prático para celular. Com tantas ideias, quem visitou a Feira Miniempresa, que
ocorreu no sábado (16), no Shopping Estação, teve dificuldades para escolher apenas um produto para comprar.
A Feira de Miniempresas faz parte do Programa Miniempresa, uma iniciativa da Junior Achievement Paraná em parceria com o Sistema Fiep. O evento reuniu empreendimentos criados por estudantes de 15 equipes, de escolas públicas e particulares de Curitiba, que expuseram e venderam seus produtos para o público. ?Oferecemos uma metodologia educacional diferenciada, em que adolescentes recebem mentoria e aprendem a criar um microempreendimento, desenvolver um produto, arrecadar recursos, montar fluxo de caixa, como chegar no preço médio e como vender o produto final?, explica Anna Karina Boszczowsk, diretora executiva da Junior Achievement Paraná.
No Programa Miniempresa, os alunos recebem treinamento, mentoria e trabalham para que as suas ideias saiam do papel. Eles
recebem ensinamentos sobre as áreas de finanças, marketing, ética e relações humanas. ?Os bons resultados que observam na
feira, faz com que se animem e queiram continuar com o empreendimento. Nós recebemos um retorno muito positivo não só dos
jovens que participam do programa, mas também dos pais e professores. Fazer parte do Miniempresa é ter a oportunidade de se
preparar para o mercado de trabalho ou de perceber que tem chances de se tornar um empreendedor de sucesso?, explica a presidente
do Conselho Consultivo da Junior Achievement Paraná, Sueli Campagnolo.
Quando começaram a pensar em qual produto criar, os membros da empresa Aquece queriam que o empreendimento ajudasse, de alguma forma, outras pessoas. Foi daí que surgiu a ideia de desenvolver uma coberta térmica e impermeável, para aquecer os moradores de rua de Curitiba. A Aquece já vendeu 94 cobertores e continua com a produção. A coberta custa R$ 35,00 e quem entrega é a Aquece, já que quem compra não leva o produto. ?Nós entregamos as cobertas aos moradores de rua e o cliente pode acompanhar, pois no momento da compra entregamos um certificado com um número de controle. Se o cliente entrar em nosso site e digitar esse número, ele poderá verificar se o produto foi entregue?, conta Gabriel Júlio, diretor de Marketing da Aquece.
A estudante Ana Leticia Gaiovicz, 16 anos, é presidente da Plantae, outro empreendimento participante da Feira Miniempresa. Junto com sua equipe, Ana criou um vaso autoirrigável. Ativado por meio de cordas que absorvem a água e levam para a terra, o vaso fornece água conforme a necessidade da planta. ?Pensamos em algo que fosse sustentável e colaborasse com o meio ambiente. Então chegamos no vaso autoirrigável, ecológico, útil e prático. A água colocada no suporte dura até 15 dias?, explica Ana, contando que cada vaso custa R$ 20,00, mas quem aproveitar e levar dois, poderá pagar R$ 35,00.
A presidente da Plantae enfatiza a importância de ter participado da Junior Achievement. ?Sou grata por ter a oportunidade
de fazer parte desse projeto, pois temos a possibilidade de aprender a empreender, a desenvolver nossa criatividade e a produzir
nossas ideias, com o apoio de pessoas experientes?.
Sobre o programa miniempresa ? Junior Achievement Paraná
Entusiasmar jovens para conhecer o mercado de trabalho é um dos caminhos para descobrir novas lideranças e estimular a criação de novos produtos e serviços. A instituição, sem fins lucrativos, tem o objetivo de incentivar o espírito empreendedor ainda na escola, ampliando o desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.
Confira mais fotos aqui
Conteúdos Relacionados
Prêmio Sesi ODS está com inscrições abertas | |
|
|
O papel da Junior Achievement no empreendedorismo de jovens no Paraná |