Nunca se falou tanto em empreendedorismo. Entusiasmar jovens que começam a conhecer o mercado de trabalho é um dos caminhos para descobrir novas lideranças e estimular a criação de novos produtos e serviços.
Esse cenário já é uma realidade para a Junior Achievement há bastante tempo, hoje presente em 120 países. A Instituição, sem fins lucrativos, foi criada em 1919 e mantém o foco em ações educacionais. Há quase 100 anos, o papel da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor ainda na escola, ampliar o desenvolvimento pessoal e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios.
Há 35 anos no Brasil, a Junior Achievement atua em 26 estados e no Distrito Federal. Já são mais de 4 milhões de alunos, de instituições públicas e privadas, que participaram dos seus programas. A metodologia é baseada em cinco pilares: empreendedorismo, inovação e tecnologia, sustentabilidade, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira.
Buscando complementar o currículo escolar, materiais educativos lúdicos e com foco no ?aprender fazendo? foram desenvolvidos por meio de parcerias com instituições educacionais como a Harvard. Os Programas ?Vantagens de Permanecer na Escola?, ?Vamos Falar de Ética?, ?Economia Pessoal?, ?Aprender a Empreender no Meio Ambiente? e ?Minha Ideia de Negócio? são alguns dos exemplos das atividades desenvolvidas.
Para colocar em prática suas ações, a Junior Achievement envolve estudantes, professores, voluntários e empresas. Alunos do ensino fundamental e médio são o público alvo dos programas, que participam de atividades teóricas e práticas que favorecem o seu ingresso no mundo corporativo. As instituições de ensino, por sua vez, alinham os programas às disciplinas de modo a complementar o currículo escolar. Os voluntários, corporativos ou independentes, são responsáveis por aplicar os programas e as empresas participam na avaliação das ações para que estejam de acordo com as necessidades de mercado e investem em um movimento que beneficia jovens de todo o estado.
O Sesi no Paraná, que oferece serviços de educação, empreendedorismo e liderança, acredita que esta metodologia é importante na formação dos jovens. Desta forma, é um dos mantenedores da Junior Achievement no estado desde o ano de 2003. O objetivo da parceria é incentivá-los a se tornarem líderes e protagonistas do futuro, de forma que estimule a responsabilidade e a capacidade de autodesenvolvimento.
Conteúdos Relacionados
"A produtividade é o efeito matemático de todas essas ações" | |
Saiba como está o PR em números de acidentes de trabalho em comparação ao restante do país |
|