Quando se fala em Segurança e Saúde do Trabalho (SST), os números ainda servem de alerta. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram registrados em torno de 710 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, sendo que 2,8 mil resultaram em morte, 15 mil em sequelas permanentes e mais de 7 milhões de dias de trabalho perdidos. E o Paraná, como se comporta nesse cenário? O Sesi traz agora um quadro comparativo dos índices de SST comparando o estado com os números de restante o país.
Acidentes e Doenças
Paraná: O estado registra 51,5 mil acidentes por ano, o que corresponde a um acidente para cada 52 trabalhadores. É como se, em um período de 24 horas, 142 trabalhadores se acidentassem em todo o estado ou seis a cada hora.
Brasil: O país registrou 710 mil acidentes por ano, correspondendo a um acidentes para cada 57 trabalhadores. São 1.958 acidentes por dia ou 82 por hora
Incapacidade Permanente
Paraná: São registrados 1,3 mil casos de incapacidade permanente por ano no estado – um a cada 2.027 trabalhadores. Isso significa que, a cada dia, quatro profissionais se tornam inválidos para suas funções em decorrência de acidentes ou doenças laborais.
Brasil: O país registra por ano 15 mil acidentes ou doenças com incapacidade permanente. Um a cada 2546 trabalhadores ou 44 por dia.
Óbitos
Paraná: o número de trabalhadores que perdem a vida no estado é de 230 por ano ou um a cada 38 horas
Brasil: são 2.800 trabalhadores que morrem em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil a cada ano. Número que equivale a uma morte a cada três horas.
Fonte: Ministério do trabalho
Para evitar que sua empresa seja responsabilizada pelo afastamento de milhares de trabalhadores e para que muitas famílias não percam seus entes, invista em ações preventivas de saúde e segurança. Conheça as soluções do Sesi que levam mais produtividade para sua empresa e evitam que milhares de vida se percam pela falta de procedimentos que garantem um ambiente saudável e seguro para todos.
Fonte: Departamento Nacional do Sesi