A higiene do trabalho engloba normas e procedimentos adequados para proteger as integridades física e mental do trabalhador, seja protegendo-o de riscos decorrentes das tarefas do cargo e do ambiente físico em que está inserido, seja através da prevenção de doenças ocupacionais. Os objetivos são: a saúde, a segurança e o conforto do trabalhador.
1. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas para uma boa ventilação. Isso ajuda a evitar a contaminação por vírus;
2. A boa iluminação e temperatura são igualmente importantes para a saúde e conforto, por isso, atente-se a esses itens;
3. Princípios de ergonomia devem sempre ser aplicados nos ambientes;
4. Use os cabelos aparados, limpos e penteados e protegidos com toucas ou redes quando for o caso;
5. Previna-se de doenças através de consultas médicas regulares;
6. Use uniformes ou roupas sempre limpas;
7. Use calçados fechados;
8. Não cante, tussa ou espire sobre os alimentos e nem manuseie dinheiro ou fume durante a manipulação.
9. Lave sempre as mãos e mantenha as unhas sempre limpas e aparadas, pois armazenam grande quantidade e variedade de sujeira.
10. Preocupe-se com o lixo que produz e seu descarte correto, pois seu acúmulo traz riscos à saúde e à segurança da população.
O desenvolvimento da cooperação para a manutenção do ambiente proporciona maior produtividade de todos do local, pois evita a repetição contínua do mesmo trabalho e preserva a imagem da empresa.