Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.
O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná encerra suas atividades em 2010 com importantes provas de reconhecimento ao trabalho de seus autores. O texto A Política como Vocação, de Sabrina Bandeira Lopes, é finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, realizado pela Funarte e pelas instituições portuguesas Instituto Camões, Direcção Geral das Artes e Teatro Nacional D. Maria II. O prêmio, que avalia o trabalho de autores brasileiros e portugueses, é considerado o mais importante da dramaturgia brasileira e portuguesa.
Já a peça Habituè, de Alexandre França, é finalista do Troféu Gralha Azul 2010 - o mais importante do teatro paranaense -, na categoria Texto Original e outras três (revelação, atriz coadjuvante e ator). Em setembro, a montagem Pequeno Inventário de Impropriedades, de Max Reinert, foi premiada como melhor texto original no Festival de Teatro de Americana e no Festival Nacional de Teatro de Limeira, ambos do interior de São Paulo. Em Limeira, a peça conquistou também prêmios de melhor trilha sonora, iluminação e cenografia, além da indicação para melhor ator.
O próprio Marcos Damaceno, coordenador de conteúdo do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, está dando sua contribuição à divulgação das peças escritas pelos participantes do projeto com a direção de Antes de Fim, de Marcelo Bourscheid, atualmente em cartaz em Curitiba.
Outros dois trabalhos de integrantes do Núcleo deverão ganhar os palcos brasileiros em 2011: Inverno, de Preto, e A Noite se Foi ou o Celibato do Superman, de Angélica Rodrigues. Em março, estreou a primeira peça escrita por um integrante do Núcleo de Dramaturgia: Como se eu Fosse o Mundo, de Paulo Zwolinski, que já tem data para estreia em São Paulo.
"Curitiba tem uma cena dramatúrgica de ponta, de textos sofisticados. Só há paralelo a isso no melhor da cena europeia. Não tenho dúvida de que, em dois ou três anos, Curitiba estará para o teatro o que foi Seattle para o rock nos anos 90", afirma o dramaturgo Roberto Alvim, que ministra a principal oficina de produção de texto do Núcleo.
Inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council, de São Paulo, o projeto do Sesi Paraná tem a parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra, que disponibiliza um de seus espaços, o Teatro José Maria Santos, para as atividades de formação dos autores. O Núcleo tem também a parceria do British Council, que traz a Curitiba os autores e diretores da Grã-Bretanha, em ações que complementam a formação dos autores.
Tradição e Ruptura - No último fim de semana, o British Council trouxe a Curitiba as diretoras Sue Dunderdale e Suzanne Bell e a autora Lizzie Nunnery, do Everyman and Playhouse Theatre, de Liverpool, na Inglaterra, para dialogar e falar sobre suas experiências aos jovens autores participantes do Núcleo. As dramaturgas participaram de uma mesa-redonda aberta sobre o tema "Tradição e Ruptura no Teatro", que contou ainda com a presença de Roberto Alvim, e conduziram workshops sobre dramaturgia e direção aos participantes do Núcleo.
As inglesas se entusiasmaram com a "energia" dos autores brasileiros e compartilharam suas experiências de trabalho em um dos teatros que mais apoia o surgimento e desenvolvimento de novos dramaturgos no Reino Unido. "Estamos trazendo as maiores experiências de nosso trabalho como autores. E porque trabalhamos com novos autores é muito interessante descobrirmos o que as pessoas estão escrevendo e sobre o que elas estão escrevendo", disse Sue Dunderdale.
Suzanne Bell apoiou a iniciativa do Sesi com a criação do Núcleo de Dramaturgia: "O que vocês estão fazendo é realmente bom em termos de desenvolver novos autores e dar-lhes espaço para que sintam que estão sendo ouvidos e tendo apoio. O desenvolvimento para diretores é extremamente vital, para que entendam a importância do dramaturgo", afirmou.
Envie para um amigo