Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Encerramento 2010

Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná encerra 2010 com reconhecimento a autores. Textos dos dramaturgos formados pelo Núcleo são finalistas em importantes prêmios e ganham os palcos brasileiros.


clique para ampliar clique para ampliarNúcleo de Dramaturgia SESI PR (Foto: Divulgação)

O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná encerra suas atividades em 2010 com importantes provas de reconhecimento ao trabalho de seus autores. O texto A Política como Vocação, de Sabrina Bandeira Lopes, é finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, realizado pela Funarte e pelas instituições portuguesas Instituto Camões, Direcção Geral das Artes e Teatro Nacional D. Maria II. O prêmio, que avalia o trabalho de autores brasileiros e portugueses, é considerado o mais importante da dramaturgia brasileira e portuguesa.

Já a peça Habituè, de Alexandre França, é finalista do Troféu Gralha Azul 2010 - o mais importante do teatro paranaense -, na categoria Texto Original e outras três (revelação, atriz coadjuvante e ator). Em setembro, a montagem Pequeno Inventário de Impropriedades, de Max Reinert, foi premiada como melhor texto original no Festival de Teatro de Americana e no Festival Nacional de Teatro de Limeira, ambos do interior de São Paulo. Em Limeira, a peça conquistou também prêmios de melhor trilha sonora, iluminação e cenografia, além da indicação para melhor ator.

O próprio Marcos Damaceno, coordenador de conteúdo do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, está dando sua contribuição à divulgação das peças escritas pelos participantes do projeto com a direção de Antes de Fim, de Marcelo Bourscheid, atualmente em cartaz em Curitiba.

Outros dois trabalhos de integrantes do Núcleo deverão ganhar os palcos brasileiros em 2011: Inverno, de Preto, e A Noite se Foi ou o Celibato do Superman, de Angélica Rodrigues. Em março, estreou a primeira peça escrita por um integrante do Núcleo de Dramaturgia: Como se eu Fosse o Mundo, de Paulo Zwolinski, que já tem data para estreia em São Paulo.

"Curitiba tem uma cena dramatúrgica de ponta, de textos sofisticados. Só há paralelo a isso no melhor da cena europeia. Não tenho dúvida de que, em dois ou três anos, Curitiba estará para o teatro o que foi Seattle para o rock nos anos 90", afirma o dramaturgo Roberto Alvim, que ministra a principal oficina de produção de texto do Núcleo.

clique para ampliar clique para ampliarNúcleo de Dramaturgia SESI PR (Foto: Divulgação)

Inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council, de São Paulo, o projeto do Sesi Paraná tem a parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra, que disponibiliza um de seus espaços, o Teatro José Maria Santos, para as atividades de formação dos autores. O Núcleo tem também a parceria do British Council, que traz a Curitiba os autores e diretores da Grã-Bretanha, em ações que complementam a formação dos autores.

Tradição e Ruptura - No último fim de semana, o British Council trouxe a Curitiba as diretoras Sue Dunderdale e Suzanne Bell e a autora Lizzie Nunnery, do Everyman and Playhouse Theatre, de Liverpool, na Inglaterra, para dialogar e falar sobre suas experiências aos jovens autores participantes do Núcleo. As dramaturgas participaram de uma mesa-redonda aberta sobre o tema "Tradição e Ruptura no Teatro", que contou ainda com a presença de Roberto Alvim, e conduziram workshops sobre dramaturgia e direção aos participantes do Núcleo.

As inglesas se entusiasmaram com a "energia" dos autores brasileiros e compartilharam suas experiências de trabalho em um dos teatros que mais apoia o surgimento e desenvolvimento de novos dramaturgos no Reino Unido. "Estamos trazendo as maiores experiências de nosso trabalho como autores. E porque trabalhamos com novos autores é muito interessante descobrirmos o que as pessoas estão escrevendo e sobre o que elas estão escrevendo", disse Sue Dunderdale.

Suzanne Bell apoiou a iniciativa do Sesi com a criação do Núcleo de Dramaturgia: "O que vocês estão fazendo é realmente bom em termos de desenvolver novos autores e dar-lhes espaço para que sintam que estão sendo ouvidos e tendo apoio. O desenvolvimento para diretores é extremamente vital, para que entendam a importância do dramaturgo", afirmou.

Fonte

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088