Com é o melhor tipo de mídia para estudar a distância?
A Internet tem-se configurado
como uma das principais tecnologias para a Educação a Distância, pois, além da flexibilidade de
tipos de mídias que se pode articular por este meio de comunicação e transição de dados,
permite, inclusive, a comunicação de mão dupla.
Hoje, segundo F/Nazca, são 81,3 milhões de internautas brasileiros. O Ibope/Nielsen, afirma que, no final do ano de 2011, eram 78 milhões. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet, segundo o site de notícias G1.
Atualmente, um grande
desafio para todas as empresas é saber lidar com o grande fluxo de novas informações, em alta velocidade,
que precisam ser dominadas pelos seus colaboradores. Sem dúvidas, a educação é a principal estratégia
que se pode utilizar para manter as equipes de trabalhos em um processo de melhoria contínua, aumentado o valor agregado
do conhecimento dominado pelas pessoas e, consequentemente, pela empresa.
O aprendizado
é o processo pelo qual as pessoas podem adquirir novas habilidades, conhecimentos e melhorar o seu desempenho. Não
é necessário que conhecimentos e habilidades estejam estritamente ligados às atividades da empresa. Permitir
aos colaboradores o acesso a outros conhecimentos eleva a sua criatividade e a sua capacidade para inovar.
Junto
com isto, não se pode esquecer que existem custos nesse processo, que podem ser muito elevados, dependendo dos formatos
e modalidades de ensino escolhidos.
A modalidade
de ensino e-learning, ou seja, o ensino via Internet, pode trazer diversos benefícios.
Segundo Marc J. Rosenberg, são eles:
1.
Redução de custos
– o custo per capita se reduz bastante quando comparado com a instrução presencial. No ensino presencial
há custos de deslocamento, hospedagem e tempo que os colaboradores devem dedicar a todo o processo. No ensino a distância
o tempo da atividade se reduz, pois não há deslocamentos. O alto investimento inicial pode ser rapidamente recuperado
com a queda dos custos cotidianos;
2.
Enriquece a capacidade de
resposta – o e-learning para atingir virtualmente um infinito número
de pessoas ao mesmo tempo. Isto pode ser ótimo para empresas que precisam disseminar conhecimento a todos os colaboradores
em um prazo de tempo muito curto;
3.
Mensagens iguais e mensagens
personalizadas – dependendo das necessidades e objetivos, todos podem receber o mesmo conteúdo, como também
é possível fazer adaptações por indivíduo;
4.
Seu conteúdo é
mais atualizado e confiável – o processo de atualização de informações pode ser
dinâmico e quase instantâneo. Esta vantagem é fundamental para empresas que necessitam manter pessoas atualizadas
com grande velocidade;
5. Disponível 24 horas – para empresas de todos os portes, que possuem vários turnos de trabalho, diferentes unidades de trabalho, permite grande flexibilidade aos funcionários terem o acesso ao conhecimento;
6. As pessoas se acostumam rápido com esta modalidade – Como o uso da Internet já está muito disseminado e faz parte do cotidiano das pessoas, aprender a utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, é rápido.;
7. Forma comunidades – A Internet possibilita a criação de grupos de interesse e troca de experiências que vão muito além do tempo de treinamento.
8. Pode ser escalonado – Se adapta de acordo com as necessidades da empresa, podendo atender 10 pessoas ou 10 mil pessoas, sem grandes esforços e grande custos adicionais;
9. Justifica os investimentos em acesso a rede – é uma forma possível de mensurar o retorno dos investimentos em redes de intranet, por exemplo;
10. Agregar valor ao cliente final – Embora o foco do e-learning seja o público interno, pode ser utilizado como ferramenta de benefícios aos clientes finais.
O SESI/PR oferece
o sistema de educação a distância flexível com cursos de baixo custo e voltados para as indústrias
de todos os portes, auxiliando-as no desenvolvimento de suas estratégias de mercado e de desenvolvimento de pessoal.
Fique atento às nossas novidades.
Envie para um amigo