Pesquisa* realizada na Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), mostra que os moradores estão engajados no desenvolvimento do bairro onde vivem. Mais de 90% dos moradores entrevistados afirmaram participar de audiências públicas para definição do orçamento do município e outras reuniões, como de associações de moradores, demostrando que se preocupam com a localidade.
A pesquisa de Ativos e Necessidades faz parte da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local e busca avaliar as coisas boas na localidade e as principais necessidades dos moradores. Segundo a pesquisa, segurança é uma grande necessidade dos moradores, já que 53% não se sentem seguros no local. Além disso, mais de 80% dos entrevistados conhecem algum caso de homicídio e tráfico de drogas na região. Outra preocupação é o desemprego, já que mais de 80% dos moradores afirmam conhecer alguém que está sem trabalho.
Mesmo com os problemas enfrentados, 93% dos moradores dizem gostar do local onde vivem. Para tornar a Vila Verde ainda melhor, os moradores buscam mais segurança com mais policiamento, e a manutenção da Unidade Paraná Seguro (UPS). Uma outra necessidade dos moradores é a conscientização da população com o meio ambiente. Para o agente de desenvolvimento local da Vila Verde, Murilo Sampaio, a conscientização é necessária para suprir todas as necessidades apresentadas pela pesquisa. “Conscientizar os moradores para a questão da segurança, meio ambiente e outras questões é essencial. Só assim bons resultados serão alcançados”, disse.
Para participar da Rede de Desenvolvimento Local da Vila Verde, entre em contato com o agente Murilo Sampaio, pelo telefone (41) 3271-7422 ou pelo e-mail murilo.sampaio@sesipr.org.br
e receba a newsletter
Envie para um amigo