Na noite do dia 8 de novembro, os moradores da Vila Uberlândia, no bairro Novo Mundo em Curitiba, reuniram-se com a polícia militar para discussão de melhorias na segurança do bairro. A proposta era sair da reunião com ideias e parcerias entre polícia e comunidade.
A PM mostrou às pessoas presentes na reunião a proposta da Polícia Comunitária que desejam instalar na região. Segundo eles, a ideia é fazer um formulário que circulará o bairro perguntando à população quais os principais problemas encontrados na região, desde números de assaltos até iluminação de postes.
Após a aplicação da pesquisa, a polícia comunitária irá tomar as providências sobre os pontos mais necessitados, segundo a população, e após solucionar estes problemas, a PM irá trabalhar em casos de menor preocupação. Segundo a cadete Elaine Melere, a pesquisa tornará a ação da polícia muito mais prática e eficaz. "O formulário nos dará base do que a comunidade precisa para que, então, nós possamos agir em cima dos problemas mais enfrentados", comentou.
Os moradores da comunidade pediram na reunião que uma das ações a serem tomadas pela polícia seria de medidas preventivas com as pessoas que moram próximas à valeta que corta o bairro e que, segundo eles, ajuda na fuga de bandidos e usuários de drogas.
Para Fátima de Freitas, moradora da Vila Uberlândia, o ideal seria criar um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) ou um Vizinho Solidário em conjunto com esta ação rotineira da polícia comunitária. Segundo ela, cada um deve ter consciência de se ajudar e ajudar a PM. "Cada um tem que se ajudar, ficar de olho. Eu quero que seja feito um Conseg da Vila Uberlândia pra que a segurança não seja feita só pela polícia e sim por todos", disse a moradora.
Fátima comentou que, devido à presença da polícia no bairro, algumas pessoas se sentiram amedrontadas de irem até a reunião. Devido a este motivo ficou decidido que no dia 20 de novembro um novo encontro será feito entre moradores e polícia, para que mais pessoas participem do encontro e as ideias possam ser colocadas em prática por boa parte da comunidade.
Para mais informações ou para fazer parte da Rede de Desenvolvimento Local do Novo Mundo, entre em contato com o agente Amadeus Muller pelo telefone (41) 3271-7594 ou pelo e-mail amadeus.muller@sesipr.org.br.
e receba a newsletter
Envie para um amigo