Os moradores do bairro Pilarzinho, em Curitiba, reuniram-se no dia 13 de novembro para discutir as ações que estão sendo realizadas na localidade. O encontro, que aconteceu na Paróquia São Marcos, contou com a presença de 30 moradores, da Guarda Municipal, Polícia Civil e dos cadetes da Polícia Militar. Na ocasião, a comunidade discutiu temas pertinentes, como é o caso da segurança.
Durante a reunião, os moradores puderam expor seus problemas relacionados à segurança para os cadetes da Polícia Militar, que buscam informações para tornar a polícia mais próxima dos cidadãos. Os representantes dos órgãos responsáveis pela segurança pública também puderam responder às dúvidas dos moradores presentes. O projeto Vizinho Solidário, já implantado em outros bairros da cidade, que tem como objetivo fazer com que os vizinhos se conheçam, unam-se, e ajudem a cuidar da segurança uns dos outros, também foi pauta da reunião.
União de forças
Para tornar a busca por melhorias no bairro mais expressiva, os moradores puderam conhecer um pouco mais das entidades que atuam no bairro, como o próprio Conseg e a Associação Comercial do bairro, ambos formados com a ajuda da Rede de Desenvolvimento Local. Para a moradora Amarilda Pereira, é importante que haja a união entre os moradores e entidades representativas. “Com organizações fortes, o bairro passa a ser mais respeitado”, disse.
Para o presidente do Conseg, Claudino Dias, a união entre os moradores, entidades e os órgãos de segurança é imprescindível para a melhora da segurança no bairro. “É importante que todos participem para que o próprio Conseg tenha uma maior força e que as autoridades de segurança respondam com ações”, disse. Buscando essa participação dos moradores, a diretoria do Conseg apresentou o modelo de abaixo-assinado que está sendo realizado no bairro buscando mais policiamento das ruas. O documento já foi assinado por mais de mil moradores.
Ocupar o espaço
Para Claudino, se preocupar com segurança pública não é apenas ter policiais nas ruas. Para isso, a Rede de Desenvolvimento Local, em parceria com o Conseg e a Associação Comercial do bairro estão organizando a feira “Curta o Pilarzinho”, que tem como objetivo fazer com que os moradores do bairro se conheçam e ocupem o espaço público. Para o agente da localidade, Josué Artigas, é dever do cidadão ocupar os espaços, evitando que a rua seja utilizada para outras práticas. A feira “Curta o Pilarzinho” deve acontecer no dia 8 de dezembro e contará com apresentações culturais, artesanato, skate e outras atrações.
Para participar da Rede de Desenvolvimento Local do bairro Pilarzinho, entre em contato com o agente Josué Artigas, pelo e-mail josue.machado@sesipr.org.br ou pelo telefone (41) 8817-5579.
e receba a newsletter
Envie para um amigo