Moradores do bairro Ouro Verde, em Londrina, reuniram-se no dia 15 de outubro para discutir a criação do Vizinho Solidário na região. O Vizinho Solidário é um projeto no qual a comunidade é a mediadora de sua própria segurança e deve ficar atenta para alertar os vizinhos em caso de atividades suspeitas na localidade. Com base nisso, alguns moradores do bairro já se organizaram para realizar esta ação. Cerca de vinte e cinco pessoas compareceram à reunião para discussão da criação do projeto.
Na ocasião, o agente de desenvolvimento local do bairro Ouro Verde, Guilherme de Aquino Felix, mostrou aos moradores a importância da segurança individual e coletiva. Após a abordagem, a comunidade discutiu sobre a segurança no bairro e decidiu por marcar uma reunião, no dia 12 de novembro, para a adesão final do projeto e sua inicialização oficial.
Para a moradora Maria Gonçalves de Oliveira, o Vizinho Solidário já está surtindo efeito nas casas que aderiram ao projeto. Em contrapartida, nas casas que ainda não participam o número de assaltos aumentou. “Nós já colocamos as placas em várias casas e está dando resultado, pois quando vemos algo suspeito já ligamos para os vizinhos e todos ficam de olho. Ainda há muitas casas sem as placas na região, por isso, para a ajuda na segurança de todos, procuraremos estes moradores para implantação do Vizinho Solidário”, comentou.
Segundo Maria, a ação da polícia melhorou muito com o projeto. “O bom é que quando ligamos para a polícia e dizemos que somos do Vizinho Solidário eles vêm muito rápido, pois sabem que somos de confiança e não passaríamos trotes”, finalizou.
Para participar do Vizinho Solidário ou das reuniões da Rede de Desenvolvimento Local do Ouro Verde, entre em contato com o agente Guilherme de Aquino Felix, pelo telefone (43) 3379-5212 ou pelo e-mail guilherme.felix@sesipr.org.br.
e receba a newsletter
Envie para um amigo