No dia 10 de outubro, os moradores da Vila Esperança, em Maringá, reuniram-se para avaliar os resultados da pesquisa de Ativos e Necessidades, que busca avaliar o que há de bom no bairro e o que precisa melhorar. Entre os dados apresentados, o que mais motivou os moradores foi o número de pessoas que conhecem desempregados na região. Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados dizem conhecer moradores sem uma fonte de renda.
Para modificar essa situação, pensou-se em criar uma cooperativa de costura no bairro. A ideia existe desde o Seminário Visão de Futuro, onde os moradores buscaram uma localidade melhor. Segundo a moradora Silvana Alves de Oliveira, existem muitas costureiras no bairro e várias mulheres que tem esse potencial. "Observamos muitas mulheres que têm as máquinas e outras que buscam uma oportunidade para aprender o ofício", disse. Para Silvana, com organização e apoio, a cooperativa tem tudo para dar certo. "Agora só precisamos organizar um espaço e colocar as máquinas para funcionar", disse a moradora. Para Silvana, as cooperativas são uma ótima forma de envolver a comunidade, além de uma ótima forma de buscar qualificação profissional.
Para participar da Rede de Desenvolvimento Local da Vila Esperança, entre em contato com a agente Thaísa da Silva pelo telefone (44) 3218-5681 ou pelo e-mail thaisa.silva@sesipr.org.br.
e receba a newsletter
Envie para um amigo