Na noite do dia 22 de outubro, os moradores do Jardim Petrópolis, em Londrina, se reuniram para discutir os resultados da pesquisa de ativos e necessidades*, que mostra o que o bairro tem de bom e o que precisa melhorar. Na ocasião, os moradores puderam analisar os resultados obtidos e planejar futuras ações.
Segundo a pesquisa, 53% dos moradores do bairro estão insatisfeitos com o estado de conservação das vias. O estado das calçadas também é considerado ruim para 57% dos entrevistados. Mais de 80% acreditam que a iluminação pública no local é regular e 90% dizem não existir nenhum tipo de acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos.
Para reverter essa situação, a comunidade resolveu se articular para buscar um bairro melhor e mais bonito. A principal ação programada é a revitalização de duas praças do Jardim Petrópolis e a conscientização sobre a utilização do espaço público. Para isso, os moradores planejam oferecer palestras para alunos de escolas do bairro.
Para a moradora Sueli Pelizer, a pesquisa ajuda a mostrar o que realmente está acontecendo no bairro. “Esse panorama foi muito importante. Agora vamos trabalhar com uma coisa de cada vez”, comentou. Para ela, focar em uma ação é a melhor forma de um projeto sair do papel. “Precisávamos de uma prioridade e essa vai ser colocada em prática”, disse. Agora, os moradores estão na fase da elaboração do projeto. Com ele em mãos, a comunidade passa então a buscar parceiros. Segundo Sueli, o próximo passo é entrar em contato com universidades para formalizar parcerias.
Para participar da Rede de Desenvolvimento Local do Jardim Petrópolis em Londrina, entre em contato com a agente Marianna Santini Gonçalves pelo telefone (43) 3379-5212 ou pelo e-mail marianna.goncalves@sesipr.org.br.
*Pesquisa realizada com 30 moradores do Jardim Petrópolis entre 24/04/2012 e 17/05/2012.
e receba a newsletter
Envie para um amigo