CURITIBA
LEANDRO SARAIVA
Bacharel em Ciências Sociais, e com graduação, mestrado e doutorado na área de cinema, Leandro Saraiva foi professor do Depto de Imagem e Som da UFScar, de onde saiu para assumir a Gerência de Conteúdos Colaborativos da TV Brasil. É autor do Manual de Roteiro - Manuel, o primo pobre dos manuais (Conrad, 2004) e de vários artigos e capítulos em livros e revistas da área. Foi roteirista das séries televisivas Cidade dos Homens (02/Globo, termporada 2003) e 9 mm (temporada piloto, 2009) e coordenador geral do Ponto Brasil (programa colaborativo da TV Brasil, 2009). Atualmente é diretor geral e coordenador de roteiro do programa humorístico Na Batalha (TVT/São Bernardo, em gravação) e editor de cultura e critico de cinema da revista Retrato do Brasil.
RUNE TAVARES
RUNE TAVARES é natural de São Paulo, é produtor e realizador. Estudou Economia na Universidade de São Paulo, graduando-se em 1999. Aproximou-se do audiovisual através do estudo de políticas públicas para a cultura e artes. De 2000 a 2002, estudou direção cinematográfica na Escola Internacional de Cinema e televisão de San Antonio de Los Baños, Cuba. Atuou como produtor de festivais e mostras de cinema em São Paulo. De 2004 a 2006 foi roterista e e diretor de TV do canal Jetix da Walt Disney Company Latin America em Buenos Aires. Em 2008 foi Coordenador Executivo do Programa ANIMATV do Ministério da Cultura. Atualmente é o Produtor Geral do programa de humor “Na Batalha” da TVT – Televisão dos Trabalhadores. É sócio-proprietário da empresa produtora ACERE FC sediada em São Paulo, onde exerce a função de produtor executivo.
ALY MURITIBA
Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, Aly Muritiba já dirigiu 8 curtas metragens, um tele filme e um longa metragem, com os quais já conquistou mais de 100 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são os curtas metragens A Fábrica (vencedor de mais 64 prêmios em festivais nacionais e internacionais, nominado ao OSCAR 2013), Pátio, vencedor do É Tudo Verdade, Festival Internacional de Documentários, e selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, A Gente (vencedor do DOK Leipzig 2013). Seu roteiro de longa metragem “O homem que matou a minha amada morta” foi selecionado nos seguintes fóruns de co produção internacional: MORÉLIA LAB 2011 (Morélia - México); IBERGENTE (Quito - Equador); I Forum de copruccion Europa America Latina no 60 Festival de San Sebastian 2012 (San Sebastian - Espanha), e ganhou o Global Filmaking Award do Sundance Institut em 2013. Além de realizador, Aly Muritiba é um dos idealizadores e diretores artísticos do OLHAR DE CINEMA, Festival Internacional de Curitiba.
GABRIELA ALMEIDA
Gabriela Amaral Almeida é mestre em literatura e cinema de horror e tem especialização em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Cuba. Além de diretora, também atua como dramaturga e roteirista de diretores como Cao Hamburger, Márcia Faria, Cibele Forjaz e Marco Dutra. Atualmente trabalha em seus filmes “A Sombra do Pai” e “Contato”, ambos produção da Acere, e no roteiro do novo filme do cineasta Cao Hamburger, adaptado do romance “De repente, nas profundezas do bosque”, do escritor israelense Amos Oz. Dirigiu Náufragos (2011), Uma Primavera (2011), A Sutil Circunstância (2011), A Mão que Afaga (2012) e Terno (2013).
ANDRÉ RYOKI
É roteirista da Globo desde 2003, formado pela ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foi roteiristas, entre outros, dos seriados O Profeta (2006-2007), Sete Pecados (2007), Caras e Bocas (2009-2010) e Gabriela (2012).
LONDRINA
RODRIGO GROTA
Cineasta e um dos fundadores da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina). Dirigiu 10 filmes, entre curtas e médias-metragens, conquistando mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, com destaque para a Trilogia do Esquecimento (Satori Uso, Booker Pittman, Haruo Ohara), série lançada em DVD e Blu-Ray e que conquistou 13 prêmios apenas no Festival de Gramado. Formado em Comunicação Social - Jornalismo, é Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea, e Mestre em Estudos Literários - cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Professor de Direção, Roteiro, Montagem e História do Cinema em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Cinema. Idealizador e Editor da Revista Taturana, publicação especializada em Cinema Independente, criada em 2007 e que em 5 anos conta com 10 edições impressas. Idealizador dos projetos Oficinas Kinoarte, Kinoclube, Sessão Kinoarte, Kinoarte Mostra Curtas, Kinocidadão, entre outros - sempre com o objetivo de difundir o Cinema Brasileiro e estimular a produção. No momento, dirige o documentário O Nadador - A História de Tetsuo Okamoto, para a ESPN Brasil, e prepara o seu 1º longa: Leste Oeste, com previsão de filmagens para o 2º semestre de 2014.
PONTA GROSSA
JESSICA CANDAL
Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, com ênfase em direção de fotografia e roteiro. Dirigiu o documentário "O Espelho de AnA" e co-dirigiu o documentário “Kino Clown – Sob o Risco do Ridículo”, com Bruno Mancuso e Camila Jorge. Em 2012 fez a curadoria da mostra “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres”. Desde 2006 é integrante do “Entretantas Conexão em Dança”, no qual atua como vídeo-artista. Paralelamente à produção artística, trabalha na área da educação. As produções de seus alunos foram exibidas e premiadas em diversos festivais nacionais. Atualmente desenvolve o roteiro de longa-metragem “Horizonte”, no Núcleo de Dramaturgia Audiovisual – SESI, e cursa a especialização em Poéticas Visuais - EMBAP.