O Projeto Crescer na Indústria foi criado com o objetivo de trazer tranquilidade para mães e pais que trabalham nas indústrias do estado. Saber que os filhos estão próximos, que é possível amamentá-los ou buscá-los rapidamente no fim do dia, reduzindo o tempo de locomoção, permite que os pais tenham segurança em relação ao bem-estar dos filhos.
O projeto permite que o trabalho seja realizado com maior qualidade e eficiência, garantindo mais produtividade e viabilizando a continuidade da vida profissional.
O Sesi quer levar a metodologia já consolidada em gestão educacional para as indústrias e empresas do estado que desejam ter uma creche interna.
Visão sistêmica do desenvolvimento do ser humano
• Ludicidade – jogo e brincadeira
• Trabalho em equipe
• Valores: criatividade, autonomia, curiosidade, senso crítico,
valor estético
e cultural
• Competências cognitivas e relacionais
• Múltiplas linguagens de forma significativa
• Estímulo para bebês
• Abordagem didática por Oficinas de Aprendizagem
As Oficinas de Aprendizagem serão planejadas de acordo com cada faixa etária e podem decorrer de uma sugestão de um adulto, da ideia de uma criança ou a partir de um evento, como uma chuva torrencial ou escassez de água ou qualquer coisa inesperada.
O projeto deverá promover:
• Leitura de um livro
• Análise de um filme
• Aula de campo
• Bate-papo com adultos
PRÁTICAS E PROJETOS TRANSVERSAIS
• Proposta bilíngue (a partir do Maternal II)
• Iniciação às novas tecnologias
• Iniciação à Robótica
• Círculos de diálogos para socialização do conhecimento
• Adaptação à vida escolar
• Educação nutricional
• Roda de leitura/literatura/história
• Brincadeiras com manipulação de objetos
• Rodas de conversas
• Oficinas de desenho, pintura, modelagem e música
• Cultivo de horta
• Jogos e brincadeiras
• Organização e limpeza do espaço
Avaliação
Avaliação inicial: avaliação de entrada – questionário socioeducacional
• Avaliação de processo – parecer descritivo dos aspectos físicos e
psicomotores, afetivos, cognitivos e sociais
• Procedimentos que serão utilizados pelos professores:
- Observação e escuta
- Registro, memória e documentação
- Publicação dos resultados
• Os instrumentos para registros das observações e reflexões mencionadas acima serão:
- Diário de Aula
- Registro do Ciclo da Oficina
- Portfólio do Aluno
Salas de Aula
• Berçário – 0 meses a 1 ano
• Maternal I – 1 ano a 2 anos
• Maternal II – 2 anos a 3 anos
• Pré I – 3 anos a 4 anos
• Pré II – 4 anos a 5 anos
Profissionais
• Coordenadora
• Secretária
• Nutricionista
• Psicóloga
• Professores regentes: bilíngue a partir do Maternal II
• Professoras auxiliares
• Merendeira
• Lactarista
• Auxiliar de serviços gerais
Horários
Das 6h as 18h
Refeições
Berçário | Maternal | Pré-escola
• Lanche da manhã: entre 7h e 9h
• Almoço: entre 11h e 12h
• Lanche da tarde: entre 14h e 15h
• Jantar: entre 16h e 17h
Psicologia Educacional
• Processo de adaptação
• Avaliação e acompanhamento da rotina das crianças
• Reuniões e palestras de acordo com a necessidade do CEI
• Seleção, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais
• Acompanhamento do trabalho da equipe
• Rodas de conversa com os pais, de acordo com a idade de cada criança
• Definição dos eventos comemorativos/Dia da família na escola
• Escola de pais
• Palestras direcionadas de acordo com as demandas dos pais
Educação Nutricional
• Promover a sensibilização para hábitos alimentares saudáveis, de forma
transversal com as disciplinas e projetos, horta escolar, oficinas culinárias e teste
de aceitabilidade
de receitas
• Trabalhar a importância dos hábitos de higiene nas crianças
• Avaliação e acompanhamento da rotina nutricional das crianças
• Capacitação e acompanhamento da equipe para implantação de boas práticas
na manipulação de alimentos
• Participação na definição do cardápio
• Palestras aos pais relacionadas aos temas da nutrição
Contato
Raquel Nascimento
E-mail: raquel.nascimento@sesipr.org.br
Telefone: (41) 98827-9967